Portal Zap - Prática de atividade física na adolescência auxilia desenvolvimento físico e mental






Prática de atividade física na adolescência auxilia desenvolvimento físico e mental
Veja:
publicada em 17/10/2019

“Socialização, porque o futebol é um esporte coletivo. Faz com que ele conviva com mais pessoas, fique mais relaxado e tenha mais qualidade de vida. Quando falamos em saúde, deixa o corpo ativo é uma mente saudável também. Os treinos fazem com que ele tenha responsabilidade, motivação, respeito”. É assim que a enfermeira Simone Carneiro descreve as mudanças na rotina do filho adolescente Daniel Carneiro, que há cerca de dois meses é estudante atleta da Next Academy de Petrolina. 

Os aspectos citados por Simone são reforçados por profissionais da área, como o educador físico da Next Academy Petrolina, Victor Marinho. Para ele, a socialização e manutenção de hábitos saudáveis é fundamental nesta fase da vida.

“A atividade física é importante na adolescência, no que diz respeito ao desenvolvimento físico, mental e social. Muitos jovens praticantes de atividades físicas, jovens ativos, conseguem socializar melhor com as pessoas, criar hábitos saudáveis desde cedo, fazendo com que o mesmo seja um adulto praticante de atividades regulamentares, diminuindo o risco de doenças cardíacas e mentais”.

Segundo a pediatra Anne Caroline Rosa, o sedentarismo pode desencadear problemas de saúde. 

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a atividade física durante a infância e adolescência pode contribuir para redução da obesidade ou seu enfrentamento por diversos mecanismos. Seja pelo equilíbrio do balanço energético, prevenindo e tratando a obesidade; seja pela criação da cultura da atividade física, para toda a vida. Além de melhora na função cardíaca, respiratória, mineralização dos ossos e do senso de bem-estar, podemos enumerar também a sua importância na prevenção de doenças, como as dislipidemias. As consequências mais diretas do sedentarismo englobam o desbalanço energético, refletindo como obesidade, elevação de colesterol, maior tendência a diabetes, dentre outras”. 

Na hora de escolher uma atividade física é necessário levar em conta aspectos como a identificação pessoal do adolescente.

“Caso o indivíduo seja saudável na adolescência, não há nenhum impedimento quanto a atividade que o adolescente irá escolher. O indicado é ele se identificar com a atividade escolhida, podendo praticar até mais de uma atividade, sendo ela futebol, natação, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ou até outras mesmo com menos Ibope como o tênis e a musculação. O importante é o jovem sentir prazer na atividade praticada”, finalizou Victor.

Sobre a Next Academy

Fundada em 2008, a Next Academy é a maior empresa de desenvolvimento pessoal através do esporte alinhado à educação da América Latina, com sede em dezesseis estados brasileiros e duas cidades da Europa. A instituição oferece aos estudantes-atletas muito mais do que um treinamento esportivo de alta performance, mas também um suporte educacional que o prepara para alcançar o sucesso em todos os âmbitos da vida. O atleta tem ainda a oportunidade de ingressar em universidades dos Estados Unidos com bolsas de estudos vinculadas ao Esporte Universitário.

O estudante-atleta da Next Academy é preparado com aulas de inglês, treinamentos de futebol em alto nível e através de uma plataforma educacional tem acesso a conteúdo e aulas exclusivas sobre mentalidade, futebol e outros temas que não são aprendidos em sala de aula. A Next Academy tem como parceiros a Adidas, fornecedora oficial para materiais esportivos e a English Live, maior escola de inglês online do mundo.

Texto e fotos: Falô Soluções Criativas
TAGS: Prática de atividade física na adolescência auxilia desenvolvimento físico e mental