Portal Zap - Parque Fluvial de Juazeiro tem mais uma área beneficiada com sistema de iluminação em LED



Parque Fluvial de Juazeiro tem mais uma área beneficiada com sistema de iluminação em LED
Veja:
publicada em 10/06/2019

Os serviços de iluminação na obra do Parque Fluvial de Juazeiro finalizaram a instalação de mais uma etapa de luminárias em LED que já estão funcionando e iluminando parte da Orla I e o bairro Angari. A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O objetivo é promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari.

“Continuamos trabalhando na instalação das luminárias que correspondem à segunda etapa do sistema de iluminação do Parque, trecho entre a ponte Presidente Dutra e o bairro Angari. Um total de 74 luminárias estão sendo instaladas nessa etapa, sendo 44 refletores de LED com potência de 200w nos postes da parte superior da orla, direcionados para o Parque e 30 refletores de LED 150w em parte da extensão do paredão. À medida que as luminárias estão sendo instaladas são ligadas para teste”, explica o engenheiro civil da SEDUR, Lucas Souza.

O titular da SEDUR, Hemerson Guimarães, ressalta que do montante de R$ 3,5 milhões orçados para custear a obra, R$ 510 mil estão sendo destinados para a iluminação, que prevê a instalação de um total de 180 luminárias em LED. “A população vem aprovando a intervenção que já pode ser conferida na parte da Orla II. Aproveitamos o momento para pedir a colaboração da população na manutenção desses equipamentos, pois atos de vandalismo estão sendo praticados de forma recorrente. As luminárias estão sendo furtadas numa ação que prejudica o trabalho realizado e principalmente os freqüentadores do espaço”, ressalta o secretário Hemerson Guimarães.

O trabalhador autônomo Elivan Rodrigues é freqüentador assíduo das quadras poliesportivas do Parque Fluvial e conta que o sistema de iluminação resgatou um espaço que estava em desuso. “Melhorou bastante com a iluminação, podemos utilizar no período da noite e aproveitar melhor nosso tempo, além de nos divertir com os amigos. Para mim ficou nota 10 e é mais um atrativo para nossa cidade. Só nos esta agradecer ao prefeito Paulo Bomfim”, declara Rodrigues. 

Já a técnica em Segurança do Trabalho Eliete Brito observa que a iluminação está promovendo mais segurança na área do Parque Fluvial. “Antes fazíamos caminhada com medo, mas agora com a iluminação tudo mudou, muitas famílias trazem suas crianças para brincar. Quando a iluminação concluída Juazeiro terá um novo cartão postal” afirma a técnica.

Parque Fluvial – Até o momento já foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de skate, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, implantação do piso em intertravado e pintura do teto na área do Terminal hidroviário. As barracas que ficavam próximas à Marinha, já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Atualmente está em execução a iluminação e ainda serão construídos o terminal hidroviário, os quiosques padronizados e área dos caiaques.

Por Gardennia Garibalde/SEDUR
TAGS: juazeiro, parque fluvial