Portal Zap - FTC de Petrolina entrega com sucesso praça Kennedy revitalizada






FTC de Petrolina entrega com sucesso praça Kennedy revitalizada
Confira:
publicada em 14/03/2019

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Na noite desta quarta-feira (13), o presidente da Rede FTC, William Oliveira, o diretor das unidades FTC na região do Vale do São Francisco, Andrei Melo, e integrantes da diretoria do grupo educacional prestigiaram a solenidade de entrega da Praça Presidente Kennedy, no Centro da cidade.

O local foi adotado pela FTC Petrolina por cinco anos através do Programa de Parceria Público-Privada, intitulado ‘Nossa Praça’, da Prefeitura Municipal. O projeto tem como objetivo revitalizar o espaço, promover a manutenção durante o período do convênio e preservar a história do Brasil e do mundo.

A Praça Presidente Kennedy recebeu diversos investimentos, como novo sistema de irrigação para manutenção do gramado em todos os canteiros e plantas ornamentais; iluminação em LED, os pisos foram substituídos por pedras portuguesas, seis mastros foram implantados para hasteamento das bandeiras da Bahia, Piauí, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte e mais 3 para as bandeiras do Brasil, Pernambuco e Petrolina.  

O programa de requalificação foi conduzido pelo arquiteto Cosme Cavalcanti, que se mostrou muito contente com a experiência de acompanhar a mudança grandiosa que o espaço público recebeu. “Vivi aqui com meus familiares e sinto-me honrado em poder ver que a praça se tornou um memorial da história. O local ganhou a primeira sinalização interpretativa do Nordeste. Tenho certeza que a comunidade vai desfrutar deste espaço com satisfação”, enfatizou o paisagista.

Foram construídos na Praça Presidente Kennedy totens em homenagem às batalhas e grandes Vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB), aos Pracinhas (soldados do Exército Brasileiro enviados para combater o nazismo e fascismo na II guerra Mundial) e reverência aos pernambucanos que tombaram na guerra: Hermínio Antônio da Silva, Honório Corrêa de Oliveira Filho, José de Souza, Epitácio de Souza Lucena, Eutrópio Wilhelm de Freitas, Gonçalo de Paiva Gomes, José Graciliano Carneiro da Silva, Otávio Sinésio de Aragão, Walmir Ernesto Holder, Joaquim Xavier de Lira e José Gomes de Barros.

Feliz com o projeto, o diretor Andrei Mello agradeceu a parceria e o apoio de todos os envolvidos. “A FTC tem entre seus objetivos estabelecer parcerias que promovam essa aproximação com a comunidade. Fiquei muito satisfeito quando vi pessoas reconhecendo as mudanças. Uma delas informou que terá o prazer de trazer seus filhos e netos para momentos de lazer aqui e isso é muito gratificante para nós. Em breve estaremos realizando aulas práticas no espaço e contribuindo com a educação da população”, comentou.

 

História da Praça Kennedy

Inaugurada em 1963, na administração do prefeito Luiz Augusto Fernandes, o nome foi em homenagem ao ex-presidente Kennedy, assassinado na cidade de Dallas, em Texas, naquele ano, alvo de uma das maiores teorias da conspiração dos Estados Unidos. Durante muito tempo abandonada, em 2012 recebeu um monumento de concreto do artista Ledo Ivo, em homenagem aos ‘Pracinhas’ e foi implementada na gestão do prefeito Miguel Coelho.

O presidente da Rede FTC, William Oliveira, reiterou a importância de investir recursos em espaços públicos que vão beneficiar na educação da comunidade, além de perpetuar a história nacional e mundial. “Estou muito animado com a assinatura de mais um convênio que favorece a educação das pessoas de Petrolina e região. Sempre fomos bem acolhidos pelo Vale do São Francisco e nada mais justo que devolver em ações deste porte”, afirmou.

Após cumprimentar a equipe da FTC, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, agradeceu o apoio dado pela instituição. “Já temos a parceria acadêmica, em que os servidores municipais e seus familiares recebem descontos especiais e podem fazer os cursos de graduação, pós-graduação e EAD na FTC. Uma oportunidade de crescer profissionalmente. Agora a instituição de Ensino Superior revitaliza esta praça, deixando-a bem agradável. A população e os turistas ganham com estes serviços. É uma noite de realização”, frisou.

O ato contou com a presença da diretora de Marketing integrado, Milena Oliveira, diretor de Operações, Cristiano Lôbo e André Britto, da Controladoria, além de autoridades civis, militares e religiosas.  

Por Vânia Castro/FTC
TAGS: FTC